terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Algoritmo e o perigo das bolhas

 Título: Cidadão Cibersocial - Algoritmo e o perigo das bolhas [vídeo]
Produção: Centro Nacional de Cibersegurança, 2021
Publicação: RTP Ensina
Duração: c. 1 min
WWW: https://ensina.rtp.pt/artigo/os-algoritmos-e-o-perigo-das-bolhas/
Sinopse: Quando mais globalizados vivemos, menos parecemos aceitar as diferenças. Na verdade há grupos cada vez mais homogéneos nas suas opiniões e preferências e cada um tende a rodear-se por quem pensa e age de forma semelhante. As redes sociais potenciam isso mesmo através de cálculos feitos por inteligência artificial. Agrupam as pessoas, fechando-as em bolhas de consumo, o que as exclui do acesso a muitas outras informações. E assim se vão moldando opiniões e preferências. Rebenta a bolha: aprende a controlar este tipo de controlo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O que é SEXTING?

 Título: Sexting [vídeo]

Autor(es): Seguranet

Publicação: YouTube

Duração: c. 2 min.

Sexting

Sexting é a prática de enviar conteúdos íntimos através de dispositivos ou através  das redes sociais, em forma de texto, de fotos ou de vídeo. Este fenómeno cresceu durante o período de isolamento provocado pela pandemia Covid-19 e é uma prática que pode ser prejudicial às crianças e jovens, sob diferentes formas, tanto físicas quanto emocionais, a saber:

Os jovens podem ser abordados por predadores online. Em alguns casos, os adolescentes enviam mensagens íntimas para pessoas conhecidas, com as quais já têm alguma relação afetiva. Mas, noutros, esses conteúdos podem ser enviados para pessoas que os jovens conheceram na Internet. Nesta situação, o adolescente perde o controle sobre o que pode acontecer com as imagens após o envio, além de que a conversa poderá estar a acontecer com um predador online. 

Risco de serem pressionados a participar Sexting. Os jovens também podem ser pressionados ou chantageados para que iniciem a prática do sexting. Pessoas conhecidas podem fazer ameaças de, por exemplo, expor segredos do adolescente na escola e, em troca do silêncio, exigir o envio de mensagens íntimas. Os adolescentes também são vulneráveis à pressão feita por colegas ou por pessoas mais velhas. Com medo do julgamento ou de não serem aceitos socialmente, acabam enviando mensagens indevidas e sofrendo as consequências desse ato.

O conteúdo pode tornar-se público. As imagens enviadas pelos jovens durante a prática de sexting podem ter diversos destinos — ser compartilhadas em grupos de aplicativos de mensagens, ser enviadas para amigos do recetor ou aparecer em sites de pornografia. Quando isso acontece, a vítima pode sofrer danos psicológicos. 

Sexting pode ser considerado conteúdo de abuso sexual de crianças. É importante que a criança ou o adolescente conheça as consequências desse ato, tanto para si quanto para quem recebe as imagens. Além das questões legais, estar envolvido nesse tipo de situação pode trazer prejuízos para a saúde mental da vítima. 

O envio de mensagens com fotos ou vídeos íntimos precisa de atenção e cuidado, já que estes ficheiros podem ser usadas com fins de chantagem e como forma de vingança. Os alunos devem ter a consciência das recomendações de segurança que se deve ter em conta, antes de partilhar conteúdo da sua intimidade:

É importante que a troca de mensagens íntimas seja consensual e que ocorra entre pessoas confiáveis, porque não há como prever os riscos. Pode dar-se o caso da pessoa em que se confiou poder trair a nossa confiança e enviar as mensagens, imagens e vídeos trocados para terceiros, e essa violação de privacidade pode causar danos irreversíveis em quem teve sua intimidade exposta. 

Deverá também ser evitado o envio de fotos em que apareçam seu rosto inteiro ou parte dele, ou marcas que sejam fáceis de identificar, como as de nascença, tatuagens e cicatrizes. Além disso, também é importante evitar tirar fotos em cenários que possam ser reconhecidos por outras pessoas.

Optar por plataformas de troca de mensagens com foco em privacidade e proteger o smartphone com senhas e antivírus para evitar que o conteúdo partilhado seja intercetado por terceiros ou por hackers.

Sugestões: Sugerimos a visualização da animação SeguraNet “Sexting” que poderá servir como debate desta problemática entre os alunos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos).

Fonte: Seguranet

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Refugiados

Título:  80 anos separam as histórias destes dois refugiados – eles têm mais em comum do que imagina |  [vídeo] 

Autor(es): UNICEF Portugal

Publicação: YouTube

Duração: c. 2 min. 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O que é o deep fake?


Título: Cidadão Ciberinformado - O que é o deepfake
Produção: Centro Nacional de Cibersegurança, 2020
Publicação:
RTP Ensina
Duração: c. 1 min.
WWW: https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-e-o-deepfake/
Sinopse: É certo e sabido que a manipulação de factos é um grande problema potenciado pelo uso da internet. O deepfake é uma das formas mais eficazes de enganar, ao colocar, em vídeo, pessoas a exprimirem palavras que nunca disseram, ou mesmo substituir caras, criando, assim, situações falsas. Através de técnicas de inteligência artificial, consegue ser tão bem feito, que, a olho nu, é muitas vezes impossível reparar que se trata de uma mentira.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

domingo, 7 de novembro de 2021

Poesia dita: Erros meus, má fortuna, amor ardente, de Luís de Camões


Título:
A voz: Erros meus, má fortuna, amor ardente, de Luís de Camões [vídeo]
Autor(es): Luís de Camões; narração de João Reis
Produção: Até ao Fim do Mundo, 2005
Publicação: RTP Ensina
Duração: c. 1 min
www: https://ensina.rtp.pt/artigo/joao-reis-le-luis-vaz-de-camoes/

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Poesia dita: E por vezes, de David Mourão-Ferreira

Titulo: Um poema por semana : E por vezes [vídeo]

Autor(es): David Mourão-Ferreira; dito por Teresa Coutinho

Produção: RTP

Publicação: YouTube, 2011

Duração: c. 2 min

 

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Poesia Dita: Tabacaria, de Álvaro de Campos

 

Título: Palavras vivas de Fernando Pessoa: Tabacaria de Álvaro de Campos [vídeo]
Autor(es): Fernando Pessoa; narração de Mário Viegas
Produção: RTP, 1991
Publicação: RTP Ensina
Duração: c. 13 min.
WWW: https://ensina.rtp.pt/artigo/tabacaria-de-alvaro-de-campos/

domingo, 24 de outubro de 2021

Temos livre arbítrio ou somos pré-determinados?

Título: Temos livre arbítrio ou somos pré-determinados? [vídeos] 

Autor(es): The School of Life 

Publicação: YouTube

Duração: c. 6 mn.

Idioma: inglês

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

domingo, 3 de outubro de 2021

Ebook: Jornalismo, fake news e desinformação


Título:    Jornalismo, fake news e desinformação : manual para educação e treinamento em jornalismo [ebook]
Autor(es):    Julie Posett [et al.] ; trad. Sónia Costa; il. Katrin Mack
Publicação:    [s.l.] : Unesco, 2019
Descrição:    130 p. : il.
Coleção:    (Série UNESCO sobre Educação em Jornalismo) 

 
 Descarregar ficheiro PDF

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Poesia Dita: Aniversário, de Álvaro de Campos


Título:
Pessoa, Pessoas: Aniversário, de Álvaro de Campos
Autor(es): Fernando Pessoa; narração de José Carlos Malato
Produção: Casa Fernando Pessoa, 2008
Publicação: RTP Ensina
Duração: c. 2 min
www: https://ensina.rtp.pt/artigo/alvaro-de-campo-aniversario-pronto/

domingo, 26 de setembro de 2021

Organizar-me para Estudar

Título: Organizar-me para Estudar
Autor(es): Ordem dos Psicólogos
Publicação: RTP ensina
imagem: fotografia de energi.com, Pexels

ver texto no contexto original

 

Conseguir gerir e organizar o nosso tempo de forma a conseguirmos estudar, namorar, passear, estar com os amigos e com a família, fazer aquilo de que gostamos… não é fácil! É preciso aprendermos a ser organizados, a mantermo-nos focados e a terminar as nossas tarefas. Sermos capazes de nos organizar não é apenas útil na escola, mas também na nossa vida pessoal e ao longo de toda a vida.

Organizar as coisas que temos para fazer torna tudo mais fácil e evita que percamos tempo desnecessariamente. É preciso algum esforço, mas acabamos por ter uma sensação boa de “dever cumprido” e ganhamos mais tempo livre para fazermos as coisas de que gostamos.

Estratégias para Organizarmos a nossa Vida Escolar

No que diz respeito à organização da nossa vida escolar aqui ficam algumas estratégias que podem ajudar:

  • Planear faz parte de ser organizado e significa decidir o que vamos fazer e quando. Calendários, listas e horários podem ajudar-nos a planear. Ter sempre uma lista onde apontamos as nossas tarefas (TPCs, trabalhos, testes…) é uma boa ideia. Devemos ir acrescentando à lista novas tarefas e eliminando as anteriores. Fazer um calendário de estudo, em que distribuímos o estudo das diferentes disciplinas pelos vários dias da semana, pode ser útil. Podemos ainda incluir outras atividades  o treino de futebol ou a aula de dança, o almoço com os amigos, etc. A lista, o horário e o calendário devem andar sempre connosco  no telemóvel, num caderno ou numa agenda, por exemplo.
  • Fazer com antecedência. Ou seja, “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Devemos planear realizar as nossas tarefas com antecedência e não no último minuto possível. Por exemplo, podemos deixar os nossos materiais e cadernos preparados no dia anterior. Sobretudo se forem tarefas maiores, devemos realizá-las um pouco de cada vez. É diferente entregarmos um trabalho que realizámos e revimos com tempo, do que entregar um trabalho feito à pressa no dia anterior à entrega  o Professor notará a diferença.
  • Arrumar. Uma mesa ou secretária limpa e arrumada, com todos os materiais necessários à mão são essenciais para estarmos organizados e nos concentrarmos. Quando temos de usar a mesa da sala ou da cozinha para estudar podemos levar connosco todas as coisas de que precisamos.

Existem diferentes formas de nos organizarmos. Temos de descobrir quais são as estratégias que funcionam melhor connosco.

Estratégias para Organizarmos o Estudo

Chegar ao final do dia, cansados, e ainda termos de ir estudar e fazer trabalhos pode ser muito difícil. No entanto, existem algumas estratégias que podemos experimentar para nos concentrarmos melhor nessas alturas:

  • Criar um ambiente favorável à concentração. Estudar num sítio calmo, silencioso e com o mínimo de distrações (longe da TV, de animais de estimação, da Playstation, ou qualquer outra coisa que nos distraia), com uma boa cadeira e muita luz. De preferência, não estudar na cama ou no sofá.
  • Preparar previamente tudo o que precisamos para estudar. Antes de começar devemos ter à mão tudo aquilo de que precisamos  lápis, canetas, papel, livros, dicionários  de modo a evitar termos que nos levantar para ir buscar alguma coisa. O espaço onde estamos deve estar limpo e arrumado. O computador deve ser usado apenas para as tarefas que assim o exigem, caso contrário deve ser afastado ou desligado.
  • Fazer intervalos curtos. O tempo suficiente para beber um copo de água ou apanhar ar fresco durante dois ou três minutos. Alguns de nós precisam de fazer estes momentos de pausa muito frequentemente (por exemplo, de 15 em 15 minutos), outros aguentam mais tempo (por exemplo, 45 minutos). Mas pelos menos de hora a hora devemos fazer uma pausa. Devemos aproveitar as pausas para nos movimentarmos e não para espreitar a internet ou a TV, isso  vai tornar mais difícil voltarmos a estudar.
  • Ter snacks saudáveis por perto. Caso precisemos de um reforço de energia, podemos ter pequenos snacks na secretária  algumas nozes ou uma maçã, por exemplo. E, sempre, uma garrafa de água.
  • Desligar o telemóvel. Não vamos precisar dele para estudar. Se precisarmos de fazer uma pesquisa, podemos usar o computador. E assim que acabarmos as nossas tarefas podemos recuperar o telemóvel e ler as mensagens dos amigos e as notificações das redes sociais.
  • Ouvir música calma. Para alguns ouvir música calma ajuda à concentração. Para outros,  distrai. Experimenta e  que opção funciona melhor para ti. Se connosco resulta ouvir música enquanto estudamos, devemos selecionar músicas que ajudem à nossa concentração e não nos dispersem.
  • Estabelecer um horário e objetivos. Planear o que se vai estudar em cada dia e durante quanto tempo pode ajudar à concentração. Não te esqueças que não deves estudar mais do que 60 minutos sem fazer uma pausa  não é preguiça, ajuda à concentração e a recordarmo-nos do que estudámos. Para evitar ficarmos aborrecidos ou saturados devemos ir mudando a matéria que estamos a estudar.
  • Mudar de tipo de tarefa. Se estivemos 20 minutos a ler um livro, não devemos repetir o mesmo tipo de tarefa. Podemos fazer exercícios de resolução, por exemplo.
  • Começar pelas tarefas mais difíceis. Ou aquelas de que gostamos menos. A nossa concentração é maior quando ainda estamos “frescos”, por isso é melhor não deixar as tarefas mais difíceis para o fim.
  • Reservar tempo para pensar noutras coisas. Às vezes é difícil estudar porque  pensamentos que teimam em invadir a nossa a cabeça. Às vezes sentimos que não controlamos os nossos pensamentos, mas controlamos. Podemos dizer a nós próprios que logo pensamos naquele rapaz/rapariga quando terminarmos de estudar ou de fazer os TPC. Nós é que pensamos estes pensamentos, logo nós também os podemos parar. Às vezes pode ajudar escrevê-los num papel e depois voltar a ver o papel quando fizermos uma pausa.

Se  experimentaste estas estratégias e, mesmo assim, continuas com dificuldade em concentrar-te ou em organizar a tua vida escolar, podes pedir ajuda ao Psicólogo da tua escola.

 

 

 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Materiais didáticos: Selfies, sexting, autoimagem pública

 Título:    Selfies, sexting, autoimagem pública : materiais didáticos [ebook]
Autor(es):    Stefanie Rack e Fabian Sauer ; trad. Sónia Costa; il. Katrin Mack
Publicação:    [s.l.] : Klicksafe, 2019
Descrição:    47 p. : il.

Descarregar ficheiro PDF



sábado, 10 de abril de 2021

MILD - manual de instruções para a literacia digital

 

Título:  MILD - manual de instruções para a literacia digital [sítio]

Autores: Rede de Biibliotecs Escolares

www : https://mild.rbe.mec.pt/

"O MILD(*)Manual de instruções para a literacia digital é um portal da Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais."


 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

infografia :MIND-A-GAME: projeto de gamificação

Título: MIND-A-GAME: projeto de gamificação [infografia]

Autor(es): Escola Secundária Henriques Nogueira - Biblioteca Escolar; Equipa Pedagógica de 7.º ano (2020-2021)

Produção: Escola Secundário Henriques Nogueira - Biblioteca Escolar, 2021



sábado, 6 de fevereiro de 2021

Site do escritor Mário de Carvalho

Título: Mário de Carvalho  [site]

www : https://www.mariodecarvalho.com


 

Assim Fala a Ciência

 


Título:
Assim Fala a Ciência [podcast]

Autor: David Marçal

Produção: Fundação Francisco Manuel dos Santos

www : https://www.ffms.pt/podcasts/assim-fala-a-ciencia/4913/como-funciona-a-ciencia-aberta-em-tempos-de-covid19-com-david-aragao

«Quando todas as esperanças se centram na investigação científica, a Fundação estreia "Assim fala a Ciência". O divulgador de ciência David Marçal em conversa com investigadores portugueses das diferentes áreas, que o coronavírus colocou no centro das atenções para o combate à pandemia.  Assim Fala a Ciência
Quando todas as esperanças se centram na investigação científica, a Fundação estreia "Assim fala a Ciência". O divulgador de ciência David Marçal em conversa com investigadores portugueses das diferentes áreas, que o coronavírus colocou no centro das atenções para o combate à pandemia.»

As 50 obras essenciais da literatura portuguesa

Título: As 50 obras essenciais da literatura portuguesa
Autor: João Céu e Silva

Publicação: Diário de notícias online, 23.04.2016 

www : https://www.dn.pt/artes/as-50-obras-essenciais-da-literatura-portuguesa-5140124.html
 

Quem é o autor mais importante da literatura portuguesa? Quais são as obras fundamentais em todos os géneros literários?

 

© Tiago Albuquerque


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Podcast: o livro do dia

 


Título:
O livro do dia

Autor: Carlos Vaz Marques

Produção: TSF, 2012-

www: https://www.tsf.pt/programa/o-livro-do-dia.html

"Editam-se em Portugal 15 mil livros por ano. A maior parte deles nunca encontra os leitores a quem se destina. O Livro do Dia procura ser a montra privilegiada do que de melhor se edita em Portugal nas mais diversas áreas: dos clássicos da literatura à revelação de novos autores, da não-ficção ao livro infanto-juvenil. Diariamente, trazemos à antena um novo livro com a escolha do jornalista Carlos Vaz Marques. Uma parceria com o Plano Nacional de Leitura."

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Queres ser mentot?

  Título: Queres ser mentot? [cartaz]

Autora: Érica Santos, 2.º PTDG (2020/2021), Escola Secundátia Henriques Nogueira

Publicação: Torres Vedras: AE Henriques Nogueira, 2021

domingo, 10 de janeiro de 2021

Sobre o humor: entrevista a Ricardo Araújo Pereira

 Título: Podcast 45 graus : dois podcasts sobre o humor

Autor(es): José Maria Pimentel (entrevistador); Ricardo Araújo Pereira (entrevistado)

Produção: Público onlime  

 

 Podcast1 : Do humor à liberdade de expressão (e vice-versa) 

1/8/2019

 

Podcast 2: Da posição do humorista à do espectador

18/9/2019